Notibras

Natal provoca ‘sede’ de compras. Procon pede cuidados com o bolso

A segunda parcela do décimo terceiro salário deve cair até o próximo dia 20 de dezembro nas contas dos trabalhadores do País. Com o dinheiro em mãos, é comum se deixar levar por promoções de fim de ano – grande parte em função do Natal – e acabar fazendo compras por impulso, o que pode comprometer a renda do início do ano.

Para evitar entrar na lista de inadimplentes, o consumidor deve planejar e pesquisar bem suas compras, de acordo com o Procon do Estado de São Paulo.

Além disso, o consumidor também deve ficar atento a fraudes na internet e verificar os detalhes dos produtos, como opções de troca e devolução.

O Procon listou uma série de dicas que podem ajudar o consumidor com as compras de fim de ano. Veja como evitar dívidas no início de 2015:

1 – Antes de sair às compras, o consumidor deve se lembrar das despesas de início de ano, como IPTU, IPVA, gastos com materiais escolares, além das contas do dia a dia. Portanto, o ideal é planejar o quanto poderá gastar ainda neste ano para não iniciar 2015 com a renda comprometida.

2 – Comprar com antecedência é uma forma de evitar preços altos. Pagar à vista também é recomendado, já que a modalidade costuma ter desconto e evita os juros cobrados em compras parceladas.

3 – Em todas as compras, exija nota fiscal e se informe sobre as condições de troca. O Procon alerta que a loja não é obrigada a efetuar troca por causa de tamanho, cor ou gosto pessoal.

4 – Se for presentar alguém com vale-presente, verifique se o tíquete tem alguma pré-definição como restrição a determinados produtos, prazo de uso e se é válido em todas as lojas da rede.

5 – Se o produto apresentar algum problema, o Código de Defesa do Consumidor determina que a solução deve ocorrer em até 30 dias. Do contrário, o consumidor pode optar pela substituição do produto, restituição do valor ou abatimento proporcional do preço.

6 – No caso de compras pela internet, desconfie de todas as ofertas que apresentem muitas vantagens e preços muito baixos. Instalar ou atualizar softwares de segurança também ajudam a evitar sites fraudulentos.

7 – Também salve todos os arquivos e documentos que comprovem a compra e o pagamento. E não realize transações em locais de internet pública.

Sair da versão mobile