O torcedor do Náutico que marcou presença nesta sexta-feira chuvosa na Arena Pernambuco ficou satisfeito com o time, que venceu o América-MG por 2 a 1, dividindo a liderança da Série B do Brasileiro com o Botafogo. Dentro de campo, o duelo foi equilibrado, mas o time pernambucano fez valer o fator casa e mostrou mais eficiência para faturar os três pontos.
O zagueiro Diego, de cabeça, abriu o placar. No segundo tempo, Marcelo Toscano empatou a partida e Douglas garantiu o triunfo pernambucano. Com a vitória, o Náutico chega aos 16 pontos e assume a ponta da Série B, posição que será mantida se o Botafogo não vencer o Mogi Mirim ainda nesta sexta. Já o América-MG fica estacionado nos dez pontos, com a série de três vitórias seguidas interrompida e com o time deixando o G4.
Na sequência da Série B do Brasileiro, o técnico Givanildo Oliveira terá tempo para preparar o América-MG, já que o próximo jogo será realizado somente no dia 13 deste mês, contra os alagoanos do CRB, no Independência. Já o Náutico jogará no mesmo dia, mas visitante o Atlético-GO, no estádio Serra Dourada.
O duelo na Arena Pernambuco começou com equilíbrio de forças. As duas equipes procuraram alternativas de ataque em um jogo que agradou pela disposição do Timbu e do Coelho na perseguição da vitória. Os dois times priorizaram as jogadas pelos lados do campo, que em várias ocasiões nascerem de erros de passes, que foram excessivos.
Atuando em casa, o Náutico procurou propor mais o jogo que o América-MG, mas teve dificuldades na criação das jogadas, resultado da ausência de um articulador no setor de meio-campo. O Coelho também encontrou este problema já que o meia-atacante Mancini se mostrou pouco participativo na partida.
Após os 20 minutos, o jogo perdeu em intensidade, com as equipes diminuindo um pouco ritmo, o que pode ser resultado da forte chuva em São Lourenço da Mata, que deixou o campo pesado. Os visitantes redobraram os cuidados defensivos, apostando mais nos contra-ataques, o que permitiu ao Náutico chegar ao setor ofensivo com mais frequência, mas finalizando pouco.
Aos 27, o lance mais bonito do primeiro tempo foi do América-MG com o atacante Cristiano, que da entrada da área, excetuou o movimento perfeito de uma autêntica bicicleta, mas a bola caprichosamente acertou o travessão de Júlio César. A jogada animou os poucos torcedores americanos que marcaram presença na Arena Pernambuco.
A resposta do Timbu não demorou, e veio aos 32, com o zagueiro Diego, que aproveitou um desvio de cabeça de Fabiano Eller e fuzilou o goleiro João Ricardo abrindo o marcador e levando a torcida à loucura. O detalhe do gol foi a vibração do técnico Lisca, que comandou a festa da galera pernambucana. Antes do intervalo, o Náutico teve mais uma chance com Rogerinho, mas o chute carimbou a trave do América-MG.
Na volta para a etapa final, os mineiros tomaram as rédeas do confronto e partiram para cima do Náutico. A pressão surtiu efeito logo aos quatro minutos com Marcelo Toscano, que de cabeça, desvio cruzamento perfeito do lateral-esquerdo Bryan. O gol rendeu a artilharia da Série B ao atacante americano, que já estufou as redes em quatro oportunidades.
Com o empate visitante, o Náutico foi obrigado a sair do campo de defesa, voltando a deixar a partida aberta com os dois times com possibilidade de vencer o confronto. Aos 16, Douglas teve boa chance de recolocar os pernambucanos em vantagem, mas o chute cruzado saiu pela linha de fundo, levando o torcedor do Timbu.
Aproveitando o bom jogo do lateral Bryan, o América-MG passou a insistir nas jogadas pelo lado esquerdo, enquanto o time alvirrubro abusou da bola parada e dos cruzamentos para área. Aos 29, Hiltinho fez jogada individual e foi derrubado dentro da área, o árbitro Marielson Alves Silva não titubeou e marcou pênalti para o Náutico. Douglas foi para cobrança e acertou o ângulo de João Ricardo garantindo a vitória pernambucana.