Os Emirados Árabes Unidos desenvolverão uma espaçonave que viajará 5 bilhões de quilômetros para explorar o segmento do cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, informou em Dubai o primeiro-ministro Mohammed bin Rashid Al Maktoum.
“A missão durará 13 anos, seis anos para o desenvolvimento da espaçonave e sete anos para a jornada, durante a qual a espaçonave MBR Explorer viajará 5 bilhões de quilômetros, contornando Marte, para explorar sete asteroides e pousar no último em 2036”, afirmou.
O primeiro-ministro acrescentou que a espaçonave, que leva seu nome, percorrerá uma distância 10 vezes maior do que a sonda robótica Hope, que o país lançou em 2020.
A missão de exploração do cinturão de asteroides é “um grande projeto científico nacional” e também “uma iniciativa global única em pesquisa e conhecimento espacial”, que envolverá o estabelecimento de empresas privadas de tecnologia espacial no país, a criação de um controle terrestre para missões espaciais profundas e a educação de novos funcionários dos Emirados Árabes Unidos, acrescentou.
Em março, Amer AlGhaferi, diretor do Departamento de Engenharia Espacial do Centro Espacial Mohammed Bin Rashid disse que os Emirados Árabes Unidos estavam trabalhando com as agências espaciais dos EUA e da Rússia em experimentos científicos que ajudariam a garantir que os humanos pudessem se unir um dia habitando Marte.