Melhor da Europa
Neymar fica fora da disputa do prêmio máximo da Uefa
Publicado
emA temporada passada definitivamente não foi boa para Neymar. O atacante não ficou entre os três finalistas do prêmio de melhor jogador da Europa, onde atua. Aliás, nem entre os dez mais bem colocados. A lista foi divulgada ontem pela Uefa, sem nenhum brasileiro. Os concorrentes ao prêmio são Cristiano Ronaldo, Modric e Salah. Participam da disputa jogadores de todo o mundo que atuam por equipes do continente.
Neymar, que disputou sua primeira temporada pelo Paris Saint-Germain, foi prejudicado por ter ficado fora dos momentos decisivos das principais competições. Ele sofreu fratura no dedinho do pé direito no fim de fevereiro e não jogou mais pelo clube francês até a Copa.
Além disso, o fato de Neymar não ter brilhado na Rússia, quando foi bastante contestado por suas constantes quedas, o que fez aumentar sua fama de “cai-cai”, minou suas chances.
Os finalistas foram escolhidos pelos 32 treinadores dos clubes que disputam a primeira fase da Liga dos Campeões, os 48 da Liga Europa e por 55 jornalistas. Foram atribuídos cinco pontos para o melhor jogador, três para o segundo melhor e um para o terceiro. O vencedor vai ser anunciado dia 30, em Mônaco, durante o sorteio dos grupos da Liga dos Campeões da atual temporada.
Quem também está fora desta disputa é Lionel Messi. O argentino do Barcelona ficou apenas em quinto lugar na soma dos votos, atrás de Griezmann, destaque do Atlético de Madrid, campeão da Liga Europa, e da seleção francesa campeã mundial.
Companheiro de Neymar no PSG e destaque da França no Mundial da Rússia, Mbappé ficou na sexta posição.
Completam a lista dos dez, respectivamente, o belga De Bruyne, o francês Varane, o também belga Hazard e o espanhol Sergio Ramos.
A edição atual é apenas a oitava do prêmio da Uefa. O favorito Cristiano Ronaldo já ganhou três vezes: 2013/14, 2015/16 e 2016/17. Messi faturou duas vezes (2010/11 e 2014/15). Iniesta (2011/12) e Ribéry (2012/13) também já foram vencedores.