Basta!
Ninguém, Bolsonaro, ‘ninguém’, repete Fux, fechará o Supremo
Publicado
emO presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, engrossou a voz nesta quarta, 8, contra as ameaças do presidente Jair Bolsonaro contra o Judiciário. Fux deu uma resposta dura aos ataques de Bolsonaro, na véspera, em atos quer marcaram o 7 de Setembro.
Ao abrir a sessão, Fux reagiu ao ‘ultimato’ de Bolsonaro, para que o STF ‘enquadrasse’ o ministro Alexandre de Moraes. O magistrado foi categórico: “Não aceitará (O Supremo) intimidações ou ameaças a sua independência e aos seus membros”.
Segundo Fux, “ofender a honra dos ministros, incitar a população a propagar discurso de ódio contra a instituição do Supremo Tribunal Federal e incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas, ilícitas e intoleráveis em respeito ao juramento constitucional que todos nós fizemos ao assumirmos uma cadeira nesta Corte”.
Ao elevar o tom, Fux afirmou que ‘ninguém’, e repetiu, ‘ninguém fechará’ o Supremo, em referência a faixas exibidas durante os protestos do feriado. Por fim, o ministro apelou para que o povo brasileiro “não caia na tentação das narrativas fáceis e messiânicas, que criam falsos inimigos da nação”.