Instalada no polo automotivo do Estado do Rio de Janeiro, a Nissan Motor Company se prepara para investir R$ 750 milhões na fábrica de Resende, no Médio Paraíba. No local, será construído o Nissan Kicks, o novo modelo crossover da companhia que será vendido globalmente e terá o Rio de Janeiro como polo exportador para a América Latina.
O Governo do Estado oferece incentivos para as empresas que se instalam na região. Além disso, há uma série de outros benefícios, como mão de obra qualificada, infraestrutura, localização e a proximidade com os fornecedores.
– O estado tem um dos maiores mercados consumidores nacionais, além de infraestrutura portuária e rodoviária, proximidade de São Paulo e Minas Gerais e mão de obra qualificada. Essas características fazem o Rio de Janeiro ser atrativo para a instalação de indústrias automotivas – afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Marcos Capute.
Desde abril de 2014, a Nissan já produz os modelos compactos March e Versa. Com a fabricação do Kicks, um veículo inspirado na cultura brasileira, a multinacional pretende gerar 600 novos empregos e iniciar o segundo turno na unidade de Resende.
O presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, explicou porque a empresa escolheu o polo automotivo fluminense para produzir e exportar os carros da marca para a América Latina nos próximos anos.
– Instalamos a fábrica no segundo polo industrial do Brasil, uma região que está virando referência para o setor nacional. Resende tem infraestrutura já disponível para a instalação de indústrias, excelente localização entre os maiores polos econômicos do país e capital humano de qualidade. Contribuímos trazendo mais investimentos, gerando empregos e participando ativamente da sociedade local – disse Dossa.