O nível do mar pode subir bem mais que o previsto pelos especialistas até o final deste século, aponta estudo divulgado pela revista britânica Nature.
Segundo relatório, esse aumento pode ser 50 cm maior do que o esperado pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), ligado as Nações Unidas (ONU), para 2100, o que provocará consequências desastrosas para ilhas e cidades costeiras no mundo todo.
Segundo o último relatório sobre os efeitos do aquecimento do IPCC, divulgado em 2013, o nível do mar poderia subir entre 52 cm e 98 cm até 2100. A nova pesquisa, no entanto, é muito mais alarmante, e diz que aumento do nível marítimo pode chegar a 1,5 m.
“Isso pode ser um desastre para muitas cidades que ficam mais próximas do nível do mar”, disse o autor principal do estudo, Robert DeConto, da Universidade de Massachusetts.
A boa notícia é que, caso as emissões dos gases que contribuem para o aquecimento global diminuam, essa projeção desastrosa pode ser revertida ou no mínimo retardada.