Luis Cáudio Alves
A desocupação do hotel Torre Palace realizada no último domingo (6) repercutiu na sessão ordinária da Câmara Legislativa do Distrito Federal desta terça-feira (7). O tema foi abordado por vários deputados distritais ao longo de toda a sessão, com elogios e críticas à operação.
O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) considerou a operação um sucesso e parabenizou a polícia militar pela ação, que, segundo ele, foi “exitosa e calculada”. A deputada Luzia de Paula (PSB) também elogiou a ação policial e destacou o fato de nenhuma criança ter sido ferida.
Já o deputado Wellington Luiz (PMDB) considerou que a operação deveria ter sido feita no primeiro dia e criticou que o governo tenha esperado seis dias para autorizar a ação policial. Na opinião do deputado, o caso não era social, mas sim policial e, portanto, o governo não deveria ter insistido na negociação.
Para ele, somente o trabalho dos policias precisa ser reconhecido, pois foram eles que correram todos os riscos, assim como policiais civis, bombeiros e integrantes de outros órgãos da segurança. O parlamentar disse que a demora na tomada de decisão da secretária de Segurança, Márcia de Alencar, resultou num custo de R$ 5 milhões para a operação. Segundo Wellington Luiz, o comportamento da secretária abriu uma crise entre os operadores da segurança do DF.
O deputado Roosevelt Vilela (PSB) defendeu a operação de desocupação. De acordo com o distrital, a operação respeitou todos os protocolos internacionais de segurança. Vilela afirmou que os policiais do DF estão entre os melhores do mundo.