Curta nossa página


Caminho da paz

Norte anima Jogos do Sul para a paz entre as Coreias

Publicado

Autor/Imagem:
Bartô Granja, Edição

A Coreia do Norte propôs nesta quarta-feira (17) à Coreia do Sul, durante reunião de alto nível realizada na fronteira, o envio de 230 animadoras aos Jogos Olímpicos de Inverno que serão realizados em fevereiro no condado sul-coreano de PyeongChang. A informação é da Agência EFE.

As famosas “brigadas de animadoras” norte-coreanas estiveram presentes em outros eventos esportivos feitos em território sul-coreano, como os Jogos Asiáticos de Busan em 2002 e o Campeonato de Atletismo da Ásia em Incheon, em 2005.

Além disso, o regime norte-coreano propôs que a delegação que enviará aos jogos viaje por terra e atravesse a passagem situada na faixa ocidental da fronteira, empregada no funcionamento do polígono intercoreano de Kaesong, enclausurado desde 2016, explicou o Ministério de Unificação sul-coreano em comunicado.

Ainda que sejam necessárias conversas militares para estabelecer o protocolo de segurança em torno da delegação norte-coreana, a viagem por terra parece mais simples do que por mar, já que permitir um barco norte-coreano atracar na costa sul-coreana pode violar as sanções que Seul impõe a Pyongyang (a capital norte-coreana) por seu programa de armas.

Durante as conversas as duas partes discutiram também a possibilidade de realizar atos culturais conjuntos no Monte Kumgang e na estação de esqui de Masikryong, ambos em território norte-coreano.

Falta definir o alojamento para a delegação norte-coreana e como será custeada a hospedagem e a viagem, de modo que a Coreia do Sul não vulnere as sanções.

Além disso, é preciso saber se o Norte aceitará ou não a proposta do Sul de desfilar juntos na abertura e no encerramento do evento, como foi feito em outras edições dos Jogos Olímpicos.

Na sessão matinal da reunião, o Norte comunicou que enviará também uma delegação aos Jogos Paralímpicos de PyeongChang, que acontecerão entre 9 e 18 de março.

As partes concordaram que a participação de atletas norte-coreanos em competições oficiais de PyeongChang será determinada junto com o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (CPI), com o que a Coreia do Norte poderia estrear em Jogos Paralímpicos de Inverno.

A reunião de hoje foi a segunda de alto nível entre as duas Coreias em pouco mais de uma semana. Em 9 de janeiro, os dois países tiveram o primeiro encontro desse tipo em dois anos e estabeleceram a convocação de futuras reuniões militares para evitar novos atritos e o envio de uma delegação norte-coreana a PyeongChang.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.