Curta nossa página


O paraíso perdido

Nosso destino nós traçamos, e a natureza faz parte dele

Publicado

Autor/Imagem:
Tania Miranda - Foto Produção Fernando Filipino

Como somos vistos por outros seres além de nós mesmos, humanos? Com certeza, com receio… somos perigosos para eles…

Ao cruzarmos com qualquer espécime animal, este trata de fugir. Mesmo os de grande porte evitam nosso caminho. Há exceções… alguns nos atacam, o que é raro… o normal é fugirem…

Quando há um incidente com qualquer espécime, é porque o mesmo não teve tempo para fugir… e não há um final feliz para ele, ainda que o humano também pague seu preço…

Se um animal ataca um ser humano, imediatamente todos se reúnem para exterminar o mesmo. O ser humano está no topo da cadeia alimentar e não permite que os representantes das outras raças se esqueçam disso…

Quando um grupo humano resolve criar raízes em algum local, sua primeira ação é expulsar todos os habitantes nativos dali. Ele não se permite socializar com outras espécies, exceto aquelas que já dominou durante a passagem do tempo. E próximos a ele apenas algumas espécies de canídeos e felinos… fora estes que foram aceitos em seu círculo mais íntimo, todos os outros são vistos como alimento ou inimigo… e nos dois casos, o abate é uma opção…

Eu sei que nossa segurança está em primeiro lugar, mas não é engraçado como a maioria das espécies consegue conviver com suas diferenças, compartilhando o mesmo espaço? E o ser humano não convive pacificamente nem com sua própria espécie…

Eu não estou condenando nossa forma de ver o mundo. Acredito que há necessidade de mudanças, temos que cuidar da Natureza a nossa volta. Mas esse é um processo lento, temos que reaprender a nos conectar com o mundo…

Nossa vida depende de como cuidamos de nosso lar. E nosso lar é todo o planeta. Mas não podemos nos esquecer que não estamos sozinhos aqui, temos outros que compartilham o mesmo espaço. Não somos os donos de tudo isso, temos nosso canto que pode, sim, ter outras espécies convivendo conosco…

Não sou sonhadora. Sei que isso é utopia e não é aplicável, ao menos nos dias atuais. Mas se considerarmos o que está escrito nos livros sagrados das diversas religiões espalhadas entre nós, houve época em que éramos ligados à Natureza… e essa época era chamada simplesmente de “Paraíso”…

Necessitamos nos reconectar com a Vida. Caso contrário, estaremos condenando toda a existência nesse plano… é como disse alguém, em um passado não tão distante… quando nada mais houver além de terras devastadas… quando não mais se ouvir o canto dos pássaros nem o vento cortando o ar entre as folhagens e trazendo o perfume das flores… quando os rios não mais correrem com suas águas… bem, então o ser humano entenderá que joias e outras ilusões não poderão satisfazer-lhe a fome… e morrerá à míngua…

Tenho certeza de que não é esse o destino que desejamos para nós. Então, que tal mudar nossa maneira de ver o mundo… a Natureza? Vamos fazer nossa parte para tornar esse planetinha aquele Paraíso a muito perdido, junto com nossa inocência…

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.