Jurássico médio
Nova espécie de estegossauro é descoberta na Ásia
Publicado
emUma nova espécie de estegossauro descoberta na Ásia, embora relativamente pequena, pode ser a mais antiga já encontrada – não apenas na região, mas possivelmente no mundo, informou o Science Daily.
O novo estegossauro, descoberto na aldeia de Laojun, no município chinês de Chongqing, mede cerca de 2,8 metros do nariz à cauda. Os cientistas o nomearam Bashanosaurus primitivus, referenciando o antigo nome da área chinesa onde foi encontrado e a palavra latina para “primeiro” – primitivus.
Entre os restos descobertos estavam os ossos das costas, ombros, coxas, pés e costelas, e até mesmo algumas placas de armadura distintas. No entanto, este estegossauro é um pouco diferente de todos os outros estegossauros do Jurássico Médio porque tem uma omoplata menor e menos desenvolvida, bem como bases mais estreitas e grossas em suas placas de armadura.
“Todas essas características são pistas para o lugar dos estegossauros na árvore genealógica dos dinossauros”, disse Dai Hui, do Departamento de Exploração e Desenvolvimento de Recursos Geológicos e Minerais de Chongqing, que liderou a pesquisa.
Junto com o lagarto de Chongqing ( Chungkingosaurus) e o Huayangosaurus, o Bashanosaurus primitivus é um dos primeiros estegossauros divergentes, todos desenterrados da Formação Shaximiao do Jurássico Médio ao Final na China. Este fato levou os cientistas a sugerir que todos os estegossauros podem ter se originado na Ásia.
“A China parece ter sido um ponto de acesso para a diversidade de estegossauros, com inúmeras espécies agora conhecidas desde o Jurássico Médio até o final do período Cretáceo Inferior”, disse Susannah Maidment, coautora do estudo e paleontóloga. no Museu de História Natural de Londres.
Os estegossauros estão entre os dinossauros mais reconhecidos, principalmente devido às suas enormes placas traseiras distintas e pontas de cauda. Quatorze espécies de estegossauros foram identificadas até agora, entre eles o Huayangosaurus (um dos estegossauros mais primitivos), Gigantspinosaurus , que possui enormes espinhas nos ombros, e Miragaia, famoso por seu pescoço muito longo. Restos de estegossauros foram encontrados em todos os continentes, exceto na Antártida e na Austrália.