Nova febre invade telinha do brasiliense. É hora de iniciar série ou manter vida social?
Publicado
emKim Oliveira
Um surto de entretenimento está invadindo as telinhas dos brasilienses. A nova febre atende pelo nome de Netflix. O site que tem se tornado um dos maiores provedores de filmes e séries de TV, é o queridinho de quem gosta de bons momentos de lazer na própria poltrona.
Fundado nos Estados Unidos há 19 anos, o site conta com milhares de filmes, séries, documentários e afins. A grade de programação permite uma receita bilionária, incluindo produções de terceiros. Mas há produções próprias, como a série House of Cards, que fez sucesso no mundo todo e teve sua sequência renovada.
Para se tornar um assinante e ter acesso a 1 mês grátis basta acessar o endereço www.netflix.com, preencher um cadastro padrão e se preparar para a difícil escolha: ter vida social ou começar uma série nova?
Partindo do grande sucesso que o provedor vem fazendo, criamos um top 12 com as mais premiadas séries que o site oferece. Confira.
1. Grey’s Anatomy – O dia-a-dia de um hospital repleto de bons dramas pessoais da equipe de médicos. A trama gira, principalmente, em torno da cirurgiã Meredith Grey (Ellen Pompeo) e seus conflitos com familiares, amigos e pacientes. Principal série da superprodutora Shonda Rhimes — e uma das mais longas produções americanas dos últimos anos —, chegou em 2015 à 12ª temporada nos Estados Unidos, alcançando também picos de audiência no país. Na Netflix, as 11 primeiras temporadas estão disponíveis.
2. Gossip Girl – A história gira em torno, basicamente, de 5 famílias; Bass, Archibald, Waldorf, Van Der Woodsen e Humphrey. Os acontecimentos e histórias de cada personagem são narrados em um site por uma blogueira anônima, a Gossip Girl. A série possui 6 temporadas.
3. How I met your mother – Inicialmente a série foi vista como a salvação para os telespectadores de Friends que não se conformaram com o fim do show, porém, HIMYM conquistou seu próprio público ao mostrar sintonia entre os cinco protagonistas da comédia, a ponto de ter virado uma das séries mais comentadas. O nome da série é derivado da grande curiosidade narrativa: o personagem principal, o arquiteto Ted Mosby, está em 2030 narrando aos seus filhos a história de como conheceu a mãe deles, com pequenas pistas sendo distribuídas ao longo das temporadas. Com estrutura de flashbacks bem costurados e temáticos, HIMYM tem um humor singular, com bordões sensacionais nascidos dos divertidos encontros entre os cinco amigos da trama. A série possui 8 temporadas.
4. Orange is the new black – A série, que é um dos originais da Netflix, conta a história de Piper Chapman, que mora em Nova York e é condenada a cumprir 15 meses numa prisão feminina federal por ter participado do transporte de uma mala de dinheiro proveniente do tráfico de drogas a pedido da sua ex-namorada, Alex Vause, que é peça importante num cartel internacional de drogas. O delito ocorreu dez anos antes do início da série e, no decorrer desse período, Piper seguiu sua vida tranquila entre a classe média-alta de Nova York, ficando noiva de Larry Bloom. Quando presa, Piper reencontra Alex, elas reanalisam seu relacionamento e lidam com suas companheiras de prisão. Ao final da segunda temporada, resta a Piper o cumprimento de 8 meses de sua sentença. A série possui uma sequência, até então, de 3 temporadas.
5. How to Get Away with Murder – A mais nova série de Shonda Rhimes, que também é autora da série Scandal e Grey’s Anatomy, garantiu o Emmy de melhor atriz em drama para Viola Davis. É um thriller de suspense jurídico sobre um grupo de estudantes de direito e sua professora, a brilhante advogada criminal Annalise Keating, papel de Viola. Ela vê sua vida mudar quando, junto com seus alunos, se envolve em uma trama de assassinato. A segunda temporada estreou nos Estados Unidos. A primeira está disponível na Netflix.
6. Friends – Um dos maiores fenômenos da TV, a história sobre seis amigos de 20 e tantos anos que moravam em Nova York, dividindo as alegrias e as barras de quem busca um lugar ao sol no mundo adulto, teve 10 temporadas. Todas com sucesso: o derradeiro episódio, por exemplo, foi visto por cerca de 52,5 milhões de americanos, tornando-se o capítulo de uma série mais visto dos anos 2000.
7. Narcos – Criada por José Padilha e estrelada pelo brasileiro Wagner Moura, a primeira temporada da série em 10 episódios conta o surgimento do Cartel de Medellín e a ascensão do traficante colombiano Pablo Escobar (1949 — 1993), um dos criminosos mais poderosos da história. A série foi indicada a 2 globos de ouro em 2016.
8. House – Se algum caso médico parece não ter solução, todos sabem que só há um médico que pode resolver o mistério: o Dr. Gregory House. Vivido por Hugh Laurie, que recebeu dois Globos de Ouro pelo papel, o mal-humorado personagem é uma referência nas séries que se passam em hospitais. Na Netflix, é possível assistir a todas as temporadas (são oito no total) que consagram o médico como um mestre em tratar doenças misteriosas.
9. Sherlock – Benedict Cumberbatch e Martin Freeman encarnam com excelência uma versão contemporânea dos personagens de Sir Arthur Conan Doyle — Holmes é o problemático e excêntrico detetive, enquanto Watson é uma figura independente e bem mais carismática em comparação aos livros. Andrew Scott vive um Jim Moriarty necessário para tornar os casos de mistério mais complexos e envolventes. O que deixa o público aflito e ainda é a demora para o lançamento da nova temporada, que está prevista somente para 2017.
10. Breaking Bad – A premiada série – em 2014 a trama ganhou o Globo de Ouro de Melhor Série (drama) – é uma ótima opção para quem gosta de histórias de suspense. A trama fala sobre Walter White (Bryan Cranston), um humilde professor de química que vê sua vida se transformar radicalmente quando é diagnosticado com um câncer terminal no pulmão. Desesperado e preocupado em deixar sua esposa Skyler (Anna Gunn) e seu filho Walter Jr. (RJ Mitte), que sofre de paralisia cerebral, sem dinheiro, Walter decide usar suas habilidades em química para fazer e vender metanfetamina com um dos seus ex-alunos para garantir o futuro de sua família.
11. Dexter – A trama retrata a vida de Dexter, um cara com dupla personalidade, em que de dia é um analista de sangue que trabalha no Departamento de Polícia de Miami e à noite é um assassino de primeira qualidade que mata criminosos que a polícia não consegue trazer à justiça. Ele organiza seus assassinatos em torno do “Código de Harry”, um apanhado de regras e procedimentos desenvolvidos por seu pai adotivo, Harry, que desenvolveu a técnica para garantir a segurança do filho.
12. House of Cards – Uma das mais festejadas séries dramáticas deste século 21, traz Kevin Spacey como um inescrupuloso parlamentar norte-americano em sua escalada rumo ao topo do poder no país. Ele faz qualquer coisa — qualquer coisa mesmo — para chegar lá, e ainda conversa com a câmera como se o espectador fosse um confidente. Foi a primeira produção própria da Netflix a ser aclamada por público e crítica. A série já conta com 4 temporadas garantidas.