A Honda terá três modelos híbridos à venda no Brasil até 2023. O primeiro deles será a nova geração do Accord, que será feita nos Estados Unidos. A confirmação veio no Salão de Tóquio.
O Accord foi escolhido, segundo a Honda, porque é o modelo mais tecnológico da marca no País. Ele já chegará com a nova nomenclatura de híbridos da montadora, a e:HEV, que substitui a i-MMD usada até então.
“Com o Accord híbrido, a Honda pretende proporcionar aos consumidores brasileiros um produto que combina baixo consumo e emissões de poluentes a um comportamento dinâmico superior”, explica Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America.
O Accord híbrido permanece com o 2.0, mas sem o turbo, passando de 256 cv para 145 cv. Porém, há um outro motor elétrico, que joga a potência combinada para 212 cv, e mais um para gerar energia para as baterias. Com isso, segundo a Honda, o sedã consegue fazer até 20,4 km/l de gasolina.
O Accord tem três modos de uso: EV Drive, Hybrid Drive e Engine Drive. Eles são selecionados automaticamente de forma a obter a melhor relação entre desempenho e eficiência energética. O modo EV Drive permite o uso 100% elétrico e zero emissão de poluentes.
Já no modo híbrido, o motor a gasolina fornece energia para o motor elétrico gerador, enquanto que o excesso de energia é convertido em carga para o sistema de baterias de íons de lítio. No modo Engine Drive, o motor a combustão que joga a força para as rodas.