Curta nossa página


Sol Nascente

Nova rede de drenagem alcança 20 km de extensão

Publicado

Autor/Imagem:
Gabriela Sant'Anna/Agência Brasília - Foto Divulgação

População que sofre historicamente com alagamentos e enxurradas, os moradores do Setor Habitacional Sol Nascente têm enxergado com mais esperança os meses chuvosos. No Trecho 3 da região administrativa, a realidade vem sendo totalmente transformada pelas obras de infraestrutura executadas pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Dos 26,5 km de novas redes de drenagem previstas para serem instaladas, quase 19,5 mil km já foram concluídos.

Nos últimos 65 dias, com a chegada da estiagem, o percentual de serviços executados saltou de 40% para 73%. O projeto é moderno e a rede de drenagem de águas pluviais conta com bacias de retenção e galerias feitas com aduelas de concreto de 6,76 m² de área, cada uma.

“Se você não faz uma rede de drenagem à altura da demanda da região, todo o trabalho de urbanização, incluindo a pavimentação das ruas, se perde. Essa é, portanto, uma etapa essencial para garantir a tranquilidade dos moradores do Sol Nascente no período de chuvas”, enfatiza Valter Casimiro, secretário de Obras e Infraestrutura do DF.

“Estamos aproveitando o tempo seco, sem chuva, para seguir avançando rapidamente na instalação dessas galerias para que a população não sofra mais com os prejuízos causados pelas chuvas”, acrescenta.

Outro serviço que avançou consideravelmente no período sem chuvas foi a escavação das lagoas de retenção. “Estamos bem próximos de concluir a escavação. As lagoas são peça fundamental para o correto funcionamento do sistema de drenagem, uma vez que são elas que recebem toda a água das chuvas captada pelas bocas de lobo”, esclarece o engenheiro Erinaldo Sales, subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras. “A próxima etapa consiste na construção dos dispositivos de entrada e saída da água”, completa.

Ele ressalta que as redes de drenagem são a parte mais importante da obra, pois são elas que vão acabar de forma definitiva com os alagamentos presenciados na região no período chuvoso. “Somente após a instalação das galerias é possível avançar com a pavimentação. Assim, nosso plano de ataque prevê a pavimentação de todas as ruas onde a drenagem já está concluída antes do próximo período chuvoso”, pontua Sales.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.