Curta nossa página


Plano Piloto

Novacap limpa bocas-de-lobo antes que a chuva chegue

Publicado

Autor/Imagem:
Marlene Gomes/Via Agência Brasília- Foto/Divulgação

As equipes do GDF Presente estiveram no Plano Piloto na semana passada e se concentraram na manutenção e limpeza de bocas de lobo e na reposição de grelhas no centro da capital da República. A ação é um preparativo para a chegada das chuvas, previstas para meados de setembro.

O Polo Central Adjacente III iniciou as atividades no viaduto entre a W3 Norte e Sul; SGAS 901, nas imediações do estacionamento do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF); na SGAS 912, próximo aos colégios Sigma e Santo Antônio. O trabalho, no entanto, vai se estender para outros pontos com tradição no acúmulo de águas pluviais. A ideia é deixar tudo bem limpo para ajudar na drenagem das vias.

A administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, lembra a importância da realização desses serviços para garantir mais comodidade para a população. “São serviços que previnem acidentes e contribuem para a manutenção da cidade bem cuidada, limpa e segura”, resume.

As grelhas – que funcionam como um filtro, permitindo o escoamento da água das ruas – estão sendo trocadas. Além da limpeza das bocas de lobo, em muitos casos os servidores estão trocando as grades danificadas ou furtadas. “O furto de grelhas está aumentando no DF em uma velocidade muito grande. Essas maiores custam, cada uma, cerca de mil reais”, explica Edivaldo Oliveira do Amaral, chefe da seção de Manutenção de Redes de Drenagem da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

Amaral destaca que o furto desses equipamentos é um problema maior pois, além de evitar que a sujeira siga para rede de águas, as grelhas são componentes fundamentais para a segurança da população. “Com ela no lugar, a gente evita acidentes para pedestres, corredores, ciclistas, crianças e até bichinhos de estimação. Com a grelha no lugar, não há buraco aberto via pública”, detalha.

Somente em 2021, a Novacap já repôs 300 tampas e grelhas padrões (que são menores). Um prejuízo de mais de R$ 150 mil. O custo estimado destes equipamentos menores é de R$ 500 a unidade.

O GDF Presente está atento ao problema. Levantamento feito pelo Polo Central Adjacente III identificou mais de 70 grelhas em bocas de lobo precisando de reparos ou de substituição, somente no Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios e W3 Sul. “Desse total, mais de uma dúzia já foram consertadas ou substituídas. E as outras estão programadas para a gente ir consertando”, informa Alexandro César, coordenador do polo.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.