Mais 23 escolas estaduais foram incluídas no modelo de Educação Integral do Governo do Rio de Janeiro este ano. As unidades se somam a outras 53, totalizando 76 instituições de ensino que adotam a proposta educacional implementada em duas dimensões: Solução Educacional e Dupla Escola.
Três escolas fazem parte do grupo de unidades que iniciam o ano letivo oferecendo a modalidade Ensino Médio Articulado à Educação Profissional. Localizado em Queimados, o Colégio São João, por exemplo, vai priorizar o desenvolvimento de habilidades e disciplinas relacionadas à Logística Comercial. O mesmo acontece com o Ciep 111 – Gelson Freitas, em Mesquita. Ambos são resultado de convênio entre a secretaria, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e as Lojas Americanas. Já em Barra Mansa, o Ciep 493 – Professora Antonieta Salinas de Castro, estabeleceu parceria com a PSA Peugeot Citroën e terá como foco a Eletrotécnica.
– Estamos animados com a inclusão de nossa escola no modelo integral. Estes jovens terão o saber técnico, mas não apenas isso. Eles terão também o “saber” conviver e o “saber” ser. Portanto, há uma soma de habilidades e potencialidades que serão desenvolvidas. Ao todo, temos 64 estudantes participando desta modalidade – afirmou a diretora do Colégio Estadual São João, Sônia Pereira Lessa.
Para o aluno Marcus Vinícius da Silveira Botelho, de 15 anos, o ensino articulado à Educação Profissional poderá influenciar seu futuro.
– Quero poder adquirir conhecimento e, quem sabe, fazer um estágio. Ingressar no mercado cedo será uma experiência importante – disse o estudante.
Com a oferta de Ensino Médio Intercultural, o Ciep 218 – Ministro Hermes Lima, em Duque de Caxias, fruto de uma parceria com o Centro Cultural Brasil-Turquia, também iniciou suas atividades com foco na aplicação de Física e Informática na iniciação científica e no mundo dos negócios, junto com o aprendizado das línguas Inglesa e Turca.
Além das quatro unidades estaduais mencionadas, integram a lista de escolas estaduais incluídas no modelo de Educação Integral, duas instituições de Ensino Médio de Referência, 13 unidades de Ensino Médio Nova Geração e quatro de Educação Integral no Ensino Fundamental.