Vivemos em um cenário em que o verde ganha cada dia mais força. Sem dúvidas, cada vez mais, as grandes cidades estão investindo em arborização, jardinagem e melhorias para o meio ambiente, como o plantio de jardins no topo de prédios, e movimentos e campanhas de conscientização.
Empresas estão apostando em ambientes e jardins para dar um toque a mais de leveza em seus prédios e escritórios. Condomínios também são grandes aliados de jardinagem e meio ambiente, pois focam cada vez mais em áreas comuns e de descanso para os moradores e visitantes, sempre contando também com o paisagismo e a beleza que esses recursos proporcionam.
Os jardins também estão cada dia mais comuns em casas, como no quintal e áreas externas. A grande vantagem da jardinagem em residências é a beleza única que é agregada ao ambiente.
Embora urbanização e meio ambiente pareçam pilares distintos, a tecnologia da construção civil está cada vez mais presente com novas ferramentas e produtos para o meio ambiente.
Algumas empresas estão focando sua linha de produção em produtos que visam unir o melhor dos dois mundos, como é o caso dos blocos para jardim vertical. Com essa linha de blocos, é possível instalar um jardim verticalmente em qualquer ambiente, ganhando espaço e criando um aspecto de design único.
Um outro exemplo de produto inovador para unir urbanismo e meio ambiente são os pisogramas, que permitem que carros fiquem em harmonia com jardins. Com esse tipo de bloco, o jardim possui um espaço para as necessidades básicas, como sol e água, enquanto o carro trafega por cima do concreto, evitando danos a natureza. Os pisogramas são ideais para serem aplicados em garagens e estacionamentos.
Cada vez mais, novas tendências tecnológicas e produtos da construção civil vão chegar ao mercado. O maior vencedor dessa harmonia é o meio ambiente, que cada vez mais, terá a natureza fortalecida.