Notibras

Nove presos do ‘saidão’ voltam para a Papuda com drogas no estômago

Nove detentos beneficiados com a saída temporária — popularmente conhecida como Saidão — no Dia dos Pais, comemorado no domingo (9), foram flagrados com drogas no corpo na segunda-feira (10) ao retornarem para o Centro de Internamento e Reeducação, na Papuda. Eles vão responder pelo crime de tráfico de entorpecentes em ambiente prisional.

A prisão em flagrante foi um desdobramento da operação Braço Longo da Lei, que teve início na sexta-feira (7) e terminou ontem. Divididos em 45 equipes, 180 servidores lotados no sistema penitenciário intensificaram a fiscalização nesse período. Visitaram 2.456 residências, detiveram 151 apenados por terem descumprido regras estabelecidas pela Vara de Execuções Penais e apreenderam duas armas de fogo e munições.

Durante o Saidão, 1.515 apenados deixaram as penitenciárias às 10 horas de sexta-feira e deveriam retornar no mesmo horário de segunda.

As saídas temporárias são permitidas em datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Páscoa. O indulto, fundamentado na Lei de Execução Penal nº 7.210, de 1984, é concedido a presidiários desde que preenchidos alguns requisitos: apresentar bom comportamento; ter cumprido 1/6 da pena, se for réu primário; ter alcançado 1/4 da pena e estar no regime semiaberto, se for reincidente.

Sair da versão mobile