Notibras

O feitiço de Joana, de Mildo Fenner, vivido lá em 1942

Recentemente, tive a grata surpresa de receber um exemplar do livro “O feitiço de Joana”, do escritor Mildo Fenner, presidente e membro fundador da Academia Cachoeirense de Letras, de Cachoeira do Sul-RS. Esse romance se passa em agosto de 1942, justamente o mês em que o Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial.

A trama se desenrola através da perspectiva do jovem Lucas, que vê apaixonado pela primeira vez, justamente a misteriosa Joana. Os dois estudam na mesma escola, que fica próxima à modesta residência de Lucas e de seus pais, Elisa e Cassiano.

Enquanto Elisa lava e passa roupas em troca de algumas moedas, Cassiano se desdobra em dois ofícios: padeiro e consertador de bicicletas. A família, apesar de unida, sofre pela pobreza, que não é maior graças à ajuda de Bertoldo, tio de Lucas.

O sonho de Bertoldo, Cassiano e Elisa é ver Lucas se formar em medicina. O rapaz, envolto com estudos, sentimentos e preconceitos da sociedade de Cachoeira do Sul, reconforta-se ao som do cantor Frank Sinatra, que ecoa através do rádio presenteado pelo tio. É através desse aparelho que ele se chegam informações sobre os últimos acontecimentos da guerra.

Mildo Fenner, com seu estilo cinematográfico, consegue provocar suspense no leitor, ainda mais quando recorre ao corte de uma cena para, então, retomá-la em seguida a partir das lembranças de Lucas. Tal recurso funciona muito bem, pois eleva o nível de expectativa do leitor, que se vê imaginando o que teria acontecido.

“O feitiço de Joana” é um romance histórico de uma cidade do interior gaúcho, onde a colonização alemã se deu de maneira muito forte. Fenner não é escritor de primeira viagem, pois esse é o quarto livro do autor, que lançou os romances “Charlote”, “Cartas para Rose” e “O Casamento de Luíza”, todos com foco na imigração alemã e lançados pela Editora Conselhos Literários.

Para adquirir um exemplar de “O feitiço de Joana”, entre em contato através do telefone/WhatsApp (47) 99243-0377 ou @conselhosliterarios ou www.conselhosliterarios.com ou mildofenner@hotmail.com

Sair da versão mobile