Curta nossa página


Caminhada bariátrica

Obesos vão às ruas para alertar sobre gordurinhas em excesso

Publicado

Autor/Imagem:
Carolina Paiva, Edição

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) promove neste domingo, 21, às 9hs, a 1ª Caminhada Nacional de Combate à Obesidade. O evento será realizado, simultaneamente em Brasília e outros centros urbanos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da SBCBM. Mais de 5 mil pessoas já confirmaram a participação na ação, de aproximadamente 50 minutos, que acontece em comemoração ao Dia Nacional de Prevenção da Obesidade.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Caetano Marchesini, conta que a iniciativa quer estimular a prática de atividade física nos pacientes bariátricos e na população em geral. “É uma Caminhada pela saúde e pela qualidade de vida”, diz Marchesini.

A caminhada está sendo coordenada por cirurgiões, educadores físicos e profissionais multidisciplinares que atuam no tratamento da obesidade em todo o país. Na oportunidade serão promovidas orientações para diagnóstico de sobrepeso e obesidade A campanha trabalha quatro princípios básicos para manter a saúde e o peso saudável: comer bem, movimentar-se, beber água e dormir bem.

Pesquisas apontam o Brasil como o 5º no ranking mundial da obesidade. A doença é uma realidade para 18,9% dos brasileiros. Já o sobrepeso atinge mais da metade da população (54%). Entre os jovens, a obesidade aumentou 110% entre 2007 e 2017. Esse índice foi quase o dobro da média nas demais faixas etárias (60%). Os dados são do Ministério da Saúde.

Nos últimos anos houve um aumento do consumo de alimentos altamente calóricos e ricos em gordura, sal e açúcar, mas pobres em vitaminas, minerais e outros micronutrientes. O sobrepeso e a obesidade tem origem numa série de fatores, mas principalmente no hábito do mundo moderno de consumir cada vez mais produtos processados – com a adição de substâncias que os torna mais duráveis, palatáveis e atraentes, normalmente derivadas de gorduras e açúcares. Ao desequilíbrio na balança, soma-se a vida sedentária.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.