Voz do líder
Obrador quer ação mundial contra bloqueio a Cuba
Publicado
emO México vai liderar um movimento para defender a soberania de Cuba e levantar o bloqueio dos Estados Unidos ao país, disse o presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador.
“Continuaremos exigindo o levantamento do bloqueio de Cuba, é desumano… Proponho ao presidente [cubano] Miguel Díaz-Canel que o México lidere um movimento mais ativo, que todos os países se unam e que a independência e a soberania de Cuba sejam protegidos”, frisou o presidente mexicano em um encontro com seu homólogo cubano.
Os EUA romperam relações diplomáticas com Cuba na década de 1960, após o que, anunciaram um embargo comercial contra a nação insular.
O ex-presidente democrata dos EUA, Barack Obama, tomou medidas para normalizar as relações bilaterais com Cuba, mas a política foi revertida pela administração do ex-presidente republicano Donald Trump, que impôs 243 sanções econômicas adicionais a Cuba, reforçou as regulamentações de viagens e colocou a nação insular de volta à lista de países que patrocinam o terrorismo.
O atual presidente Joe Biden prometeu que retornaria à política de Obama sobre Cuba, mas, em vez disso, estendeu duas vezes todas as restrições contra o país. Na semana passada, Diaz-Canel disse que os danos do embargo dos EUA a Cuba ao longo de seis décadas totalizaram US$ 144,4 bilhões em prejuízos para a economia local.