As obras de revitalização da RJ-105, popularmente conhecida como Estrada de Madureira, chegam à marca de 80% de conclusão. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), vinculado à Secretaria de Obras, finalizou a instalação da primeira camada de asfalto em 22 quilômetros, no trecho compreendido entre a BR-465 e o centro de Nova Iguaçu.
A segunda fase começou em dezembro. No projeto de reformulação da rodovia também estão incluídas as construções de acostamentos e baias para ônibus, aumentando a segurança para os usuários.
A RJ-105 conta com diversas fábricas e indústrias, sendo um dos corredores mais importantes da Baixada Fluminense. A melhoria vai ajudar no escoamento de mercadorias, impulsionando a economia da região, além de aprimorar a trafegabilidade da via para os motoristas que saem do centro de Nova Iguaçu em direção à BR-465, passando por diversos bairros, entre eles Jardim Laranjeiras, Casa Nova, Jardim Guanduva e Cabuçu. A expectativa é de que 500 mil pessoas sejam beneficiadas.
Com investimento de R$ 35 milhões do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a obra na Estrada de Madureira está prevista para ser entregue até junho deste ano. Cerca de 40 homens trabalham diariamente nas intervenções.
População aprova
Segundo o motorista de ônibus Evandro Lopes, as obras na Estrada de Madureira já estão beneficiando os moradores e frequentadores da região.
– Melhorou 100%. Antes havia muitos buracos e os passageiros reclamavam. Também tinha acidentes. Agora está um tapete – afirmou o motorista.