Já está aberta ao público, na Caixa Cultural, a exposição internacional “Mzyellow: Uma Sinfonia em Quatro Movimentos”, que celebra os 50 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e a China, comemorados em 2024. A mostra é a primeira no campo das artes visuais no Centro-Oeste a exibir o selo verde de carbono free (carbono livre).
O público vai poder apreciar uma coleção distinta, algumas em grande formato, criadas nos últimos 10 anos por um dos artistas mais dinâmicos e prolíficos da atualidade. “Mzyellow pinta com gestos viscerais, criando imagens abstratas que dialogam com as tradições milenares da caligrafia e da tinta sobre papel de arroz”, afirma Clay D´Paula, curador da exposição.
O artista começou a aprender caligrafia aos 8 anos de idade e a considera parte inseparável de sua vida. Porém, Mz distancia-se do significado semântico da escrita, enfatizando sua expressividade e explorando a materialidade de suportes artísticos.
Para Clay D´Paula, especialista brasileiro em arte contemporânea chinesa – também responsável pela exposição na Caixa Cultural, a mostra reúne interpretações e impressões visuais de Mzyell0w influenciadas pelas enormes transformações em curso na China.
“Nascido em 1957 e residente em Suzhou, cidade mais populosa da China localizada a uma hora de carro de Xangai, o artista acompanhou a guinada econômica global em seu país e sua obra foi impactada por ela”, considera. Mzyell0w ao mesmo tempo em que domina com maestria técnicas chinesas milenares, também faz uso de elementos ocidentais, como tinta acrílica, verniz, corantes e telas. Ele propõe uma sobreposição poética entre Oriente e Ocidente, convidando-nos a pensar sobre as confluências – e os embates – culturais entre civilizações.