As forças armadas ucranianas atacaram a cidade de Novaya Kakhovka, na região de Kherson, à noite, não houve vítimas, mas a cidade ficou sem energia, disse a administração do distrito urbano de Novaya Kakhovka nesta segunda-feira.
“Ontem (domingo) à noite, militares ucranianos lançaram um ataque massivo a Novaya Kakhovka. Atualmente não há fornecimento de energia na cidade. A eletricidade caiu durante a noite durante o bombardeio”, escreveu a administração no Telegram, acrescentando que não houve vítimas.
Uma das bombas caiu no território da concessionária de água da cidade e outra no posto de ambulâncias, acrescentou a administração.
No início de junho, as tropas ucranianas lançaram uma série de ataques à Usina Hidrelétrica de Kakhovka, destruindo sua parte superior. A destruição levou a uma liberação incontrolável de água do reservatório de Kakhovka e à inundação de algumas áreas da região de Kherson a jusante do rio Dnepr.
O presidente russo, Vladimir Putin, classificou a destruição da planta como um ato bárbaro do regime de Kiev e observou que levou a um desastre ambiental e humanitário em grande escala.
O ministro da Defesa, Sergei Shoigu, disse que o regime de Kiev explodiu a Usina Hidrelétrica de Kakhovka, uma vez que enfraqueceu suas posições na direção de Kherson, transferindo tropas de lá para a área ofensiva.