Óleos essenciais e vegetais estão entre os meios mais naturais para se manter a saúde e o bem-estar sem expor o corpo ao efeito colateral de múltiplos medicamentos e cosméticos. Mais conhecidos pelas funções aromatizantes, os óleos têm funções analgésicas, antissépticas, estimulantes ou calmantes, fungicidas, bactericidas e podem atuar até no sistema nervoso, como é o caso do óleo de lavanda.
Os dois tipos são extraídos diretamente da natureza, e os nomes diferentes são consequência do processo de produção. Os óleos essenciais são expostos a vapor e pressão da casca, folha e frutos, enquanto os vegetais são sementes de plantas oleaginosas prensadas à frio.
Como usar – Pequeníssimas quantidades rendem muito, e os óleos podem ser dissolvidos entre si, como ocorre na combinação entre o de maleleuca e o de semente de uva. Os óleos podem ser aplicados na pele, ter o cheiro inalado e, em alguns casos, ingeridos com água, sempre em pequenas quantidades. É recomendado se informar com um médico se o uso é adequado.
Custo – As embalagens mais comuns têm 5ml, e são vendidas a preço médio de R$ 30.