Marcia Cristina da Silva
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé encerrou o primeiro dia de desfiles em São Paulo já com o dia claro, com uma homenagem à Beija-Flor de Nilópolis, uma das maiores e mais tradicionais escolas de samba do Rio. Campeã carioca em 2015 com um enredo que abordou a história e a cultura de Guiné Equatorial, a Beija-Flor coleciona 13 títulos e 12 vice-campeonatos.
A escola do Tatuapé, que tem as mesma cores (azul e branco) e padroeiro (São Jorge) da Beija-Flor, apresentou o enredo “É ela, a Deusa da Passarela – Olha a Beija-flor aí gente!”, que vai relembrar os desfiles inesquecíveis (muitos deles assinados por Joãosinho Trinta), personagens marcantes e os enredos antológicos que marcaram a história da escola de Nilópolis.
Os 3.200 integrantes da agremiação foram divididos em 26 alas para relembrar os grandes enredos da Beija-Flor, como o polêmico “Ratos e Urubus, larguem minha fantasia”, de 1989. Na época, a escola do Rio exibiu um Cristo Redentor coberto por um plástico preto, devido a uma restrição da Igreja Católica.
Pela primeira vez no carnaval paulista, a eterna musa da Beija-Flor, Pinah, está confirmada no desfile. A Cinderela Negra ficou famosa ao encantar o príncipe Charles em uma apresentação da Beija-Flor durante visita oficial da realeza britânica ao Rio de Janeiro.
Além de Pinah, a escola teve uma ala dedicada à comunidade da escola de Nilópolis, com destaque para o primeiro casal de mestre sala e porta-bandeira, Selminha Sorriso e Claudinho.
A bateria da Tatuapé é comandada pelo mestre Higor Silva. Thainá Souza é a rainha dos ritmistas. A agremiação conta também com um rei na mesma ala, Daniel Manzioni. A melhor colocação da escola no Grupo Especial foi em 2014, quando ficou em 6º Lugar. Em 2015, com o enredo “Ouro, símbolo da riqueza e ambição”, a escola do carnavalesco Mauro Xuxa terminou em 12º lugar.
Samba-enredo: “É ela, a Deusa da Passarela – Olha a Beija-flor aí gente!”
É ela…
O orgulho do sambista
Um festival de prata em plena pista
Razão do meu cantar feliz
É ela… que traz São Jorge padroeiro
Paixão do povo brasileiro
De fato nilopolitana
Sonhou com rei e conquistou
iê rê rê na tradição nagô
Gingado que a realeza encantou
É hoje que eu vou mostrar meu valor
Deixa a chuva cair, e a bola rolar
se a poeira subir, hoje eu vou festejar
Xepá de lá pra cá xepei
Vestiu azul e branco é rei
Araxá,
Paraíso encantado que me faz sonhar
Quanta emoção nos traz
Foram tantos carnavais
É hora de evocar ancestrais
É hora de ressoar o tambor, ôôô
Valeu João, foi o sonho de um beija flor
João valeu, na avenida brilha um sonho seu
E na magia de um sorriso e uma voz
A emoção está, em cada um de nós
Bate no peito, diz quem é…Tatuapé
Sua garra, luxo e esplendor
A energia da comunidade
Inspiração na Beija-Flor