Com a chegada do período das chuvas aumenta a preocupação com a queda e poda de árvores para evitar danos e risco à população. A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) é responsável pela prestação desse serviço ao cidadão. Somente este ano já caíram 190 árvores em todo o Distrito Federal. Quando o fenômeno ocorre, a empresa orienta que a comunidade ligue para o número 156.
“Ao ser acionada, um técnico vai até o local para fazer a vistoria e identificar se existe algum risco de queda iminente ou o tratamento a ser dado à árvore, se o corte ou a poda”, explicou o chefe do Departamento de Parques e Jardins, Rômulo Ervilha.
Quando uma árvore cai, uma das 13 equipes da Novacap faz a retirada do local e a leva para o Viveiro II da empresa. As folhagens e galhos finos são triturados e os troncos, leiloados.
Para evitar a queda, o cidadão pode ficar atento a alguns sinais que a árvore apresente, como a existência de buracos no caule, o aparecimento de fungos (chamados orelha de pau), inclinação muito rápida ou deslocamento do tronco.
Calcula-se que existam cinco milhões de árvores em todo o Distrito Federal. Somente no ano passado, 820 caíram. A Novacap também é responsável pelo plantio. Nesse início de ano, durante o período de chuvas, já foram plantadas 25 mil árvores. “O plantio nem sempre ocorre no mesmo lugar onde houve a queda. Essa decisão depende das condições da área e se é compatível com novo plantio”, esclareceu Rômulo.
Caso a queda de árvore aconteça no fim de semana ou à noite, deve-se acionar os bombeiros e, se houver dano ou ameaça à rede elétrica, a Companhia Energética de Brasília (CEB).