A imagem de uma suástica pintada com spray foi encontrada em um memorial do Holocausto na cidade de Resistência, no nordeste da Argentina. O vandalismo acontece em meio a uma onda de incidentes anti-semitas no país nos últimos meses.
A placa foi pintada no Monumento à Humanidade, que comemora, entre outras vítimas, Irene Schwimmer de Korytnicki, a última sobrevivente do Holocausto que viveu na capital da região do Chaco e morreu este ano, relatou o The Times of Israel.
A comunidade judaica Resistência, o Centro Comunitário Judaico Hebraica de Resistência e o representante local do grupo nacional judeu DAIA condenaram o ataque como “parte dos eventos anti-semitas que estão ocorrendo na Argentina, que ameaçam a coexistência e os valores democráticos da sociedade”, conclamando as autoridades argentinas a investigarem o assunto.
Desde o início do ano, a Argentina tem visto vários casos de agressão anti-semita. Em fevereiro, nove lápides foram vandalizadas no cemitério judeu da província de San Luis.