Julia de Brito
Mais de 10 mil idosos já foram beneficiados pelo atendimento do Qualimóvel, ônibus itinerante equipado para realizar consultas dentárias, oftalmológicas, geriátricas e de clínica médica. Lançado em 2013, o serviço iniciou nova etapa em agosto deste ano e tem levado saúde à terceira idade na Região Metropolitana e no interior do estado.
Submetida a um exame de biomicroscopia para a avaliação de uma catarata, Selma Calheiros, de 58 anos, buscou o atendimento. Nos casos em que há indicação de uso de óculos de grau, o serviço fornece o acessório gratuitamente. Mais de 5 mil óculos já foram entregues à população.
– Para quem não pode comprar óculos e não têm condições de se tratar com profissionais de qualidade, o projeto é muito bom – disse a moradora do bairro Brasilândia, em São Gonçalo.
A aposentada Gildete Coelho, de 61 anos, fez tratamento dentário no projeto.
– Foi a melhor coisa que aconteceu para os moradores do Estado do Rio. Nem todos têm condições de pagar por um tratamento dentário – explicou Gildete.
Já Zanilda Guimarães, de 72 anos, vai divulgar o projeto para os colegas.
– Esse apoio aos idosos é importante. Ajuda a gente a se cuidar e a melhorar nossa qualidade de vida – afirmou a pensionista.
O Qualimóvel já atendeu a idosos das cidades de Saquarema, Iguaba e Cabo Frio. No mês passado, o serviço esteve no bairro Porto Velho, em São Gonçalo, e no Recreio dos Bandeirantes.
– Temos possibilitado o diagnóstico precoce de problemas na fase inicial como a catarata e o glaucoma, por exemplo. São doenças que se não forem tratadas previamente podem levar à cegueira. Este número de mais de 10 mil atendimentos mostra que estamos em um bom caminho e mais perto do cidadão – afirmou o secretário José Luiz Nanci.
O Qualimóvel é composto por um ônibus acoplado a um trailer, onde foram estruturados um consultório dentário e outro oftalmológico, além de também abrigar infraestrutura de clínica médica e geriátrica.
Os atendimentos odontológicos englobam limpeza, remoção de tártaro e restauração dentária. Nas clínicas médica e geriátrica são feitas aferições de pressão arterial e medição de glicemia capilar. As consultas oftalmológicas incluem a realização de exames de tonometria, fundoscopia e mapeamento de retina.