Notibras

Operação da linha Praça Quinze-Cocotá é suspensa após acidente

Nesta sexta-feira (8), usuários da linha Praça Quinze-Cocotá das barcas não contarão com o serviço. A decisão foi tomada após acidente com uma embarcação da linha na noite de quinta-feira ( 7 ).Em nota, a concessionária informou que “haverá reforço no número de ônibus que atendem a região” e que técnicos atuam para normalizar a circulação. A Secretaria estadual de Transportes disse que pediu à prefeitura e ao Rio Ônibus apoio na operação. Segundo o governo, passageiros atendidos pelas barcas do Cocotá receberão atenção especial.

A noite desta quinta-feira foi de transtornos para quem usou a barca em direção ao Cocotá, na Ilha do Governador. A embarcação Vital Brasil, que havia saído às 17h30m da Praça Quinze, bateu na plataforma da estação, ao tentar realizar a atracação, por volta das 18h30m. Devido ao acidente, os passageiros não puderam desembarcar e só começaram a ser resgatados às 19h30m pelo Corpo de Bombeiros, com o auxílio de lanchas, botes salva-vidas, escadas e cordas, numa espécie de rapel improvisado. Até as 21h a operação não havia terminado.

Testemunhas contaram que alguns passageiros, por estarem perto da plataforma, chegaram a mergulhar para acessar a estação, enquanto outros, por medida de segurança, colocaram o colete salva-vidas.

A jornalista Mayana Garcia, de 30 anos, disse que a barca, que tem capacidade para duas mil pessoas, bateu no píer com o lado esquerdo, e parte da plataforma ficou destruída. No momento do acidente, houve muita correria, principalmente entre os passageiros que estavam na parte da frente.

— Vi muita gente correndo e gritando “segura que vai bater” — contou a passageira, que voltava do trabalho.

Apesar da confusão, ninguém ficou ferido. Segundo a CCR Barcas, foi acionado um plano de contingência para atender os passageiros que aguardavam na estação da Praça Quinze. Eles foram informados sobre o acidente e houve distribuição do cartão “Siga viagem”, que permite utilizar qualquer outro modal do transporte coletivo ou de massa.

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes do estado (Agetransp) abriu boletim de ocorrência para apurar o acidente.

 

Sair da versão mobile