A Operação Lei Seca (OLS), da Secretaria de Governo, vai intensificar as ações durante o feriado de Réveillon. Todo o efetivo da OLS, que reúne 250 agentes, fará 57 blitzes na capital, na Região Metropolitana e também no interior do estado. A mobilização dos agentes começou no dia 24 de dezembro.
– A circulação de pessoas e o trânsito neste período de festas são intensos. Nossas equipes atuarão nas regiões de maior fluxo em todo o Estado do Rio – disse o coordenador da Operação Lei Seca, coronel Marco Andrade.
Nos dias 31/12, 1º, 2 e 3 de janeiro também serão realizadas ações educativas. Agentes cadeirantes da OLS vão distribuír panfletos, adesivos e ventarolas em pontos importantes da cidade como aeroportos, rodoviária e locais turísticos como a praia de Copacabana, a Lagoa Rodrigo de Freitas e a Lapa. Esse trabalho de conscientização foi realizado, com sucesso, nos dias 24, 25, 26, 27 deste mês.
– As festas de fim de ano nos fazem celebrar. No entanto, também é um bom momento para refletir sobre nossas atitudes. O trânsito é um problema de saúde pública no Brasil. O Rio de Janeiro vem dando bons exemplos ao país e serve de modelo – afirmou o secretário de Governo, Paulo Melo.
Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2013 houve 12% de redução no número de mortes no trânsito no estado, em comparação com o ano de 2012.
– Isso comprova que o cidadão tem colaborado e refletido sobre os danos que o álcool, associado à direção, podem causar – explicou o coronel.