Nesta segunda-feira (18), 23 de 33 estabelecimentos vistoriados por fiscais do Procon Estadual foram autuados durante ação na estação de trens da Central do Brasil. Os fiscais encontraram até uma barata andando sobre pastéis que estavam sendo preparados na lanchonete O Reizinho.
Somente nesse estabelecimento foram inutilizados 8kg de pastéis. Na loja Tony’s Lanches e Massas havia moscas em contato com kibes em fase de preparo. O total de alimentos descartados na operação foi de 37kg, entre produtos vencidos e sem especificação sobre seu prazo de validade.
Oito estabelecimentos, entre eles uma filial do McDonald’s, tiveram problemas com o certificado certificado de potabilidade da água – ou o documento vencido ou não tinham. Todos terão um prazo de 15 dias para corrigir esse problema ou serão interditados. A loja Coisas de Crente, por sua vez, deverá apresentar o seu alvará de funcionamento em até 48 horas para não ser interditado. O estabelecimento também não emitia nota fiscal e o talonário fiscal apresentado aos fiscais era de outra loja.
Não foram encontrados problemas nas lojas: Drogaria Pedro II, Entre Trilhos Lanches, Estação do Café, Kendox (boutique), Supermercado Premium, Sandubão, Pastelaria Marques, Maria Fumaça (loja de biscoitos), Bob’s e Planalto Central.