Notibras

Operação Verão 2016 contará com drone em salvamentos, inicialmente, em Copacabana

Beth Brusco

Até abril, o Corpo de Bombeiros realiza a Operação Verão 2016 em todas as praias do Estado do Rio de Janeiro. A grande novidade desta edição – que começou no último dia 23 – é o uso experimental de um drone, equipado com boia salva-vidas, que agiliza o salvamento de pessoas em perigo de afogamento.

O drone será operado, inicialmente, na Praia de Copacabana, local de alta frequência de banhistas. O equipamento localiza a posição exata da vítima, com a ajuda de uma câmera acoplada, e, em seguida, solta a boia. Os salvamentos contam também com jet-skys, botes aquáticos, lanchas e aeronaves.

Para o comandante do 3º Grupamento Marítimo de Copacabana, tenente-coronel Fernando Santos, o drone vai funcionar como uma visão superior do afogado, além da linha de arrebentação.

– Localizando a vítima, o equipamento libera a boia, que dará sustentabilidade para que o afogado permaneça na superfície até a chegada do guarda-vidas – explicou o comandante.

Segundo o responsável pela Coordenadoria de Operações de Veículos Aéreos Não Tripulados do Corpo de bombeiros (Covante), tenente-coronel Rodrigo Bastos, o treinamento para piloto de drone tem duração de 240 horas.

– São ministradas disciplinas como transmissão de dados, recuperação de equipamento e segurança de voo, entre outros. A formação conta com 3 pilares: segurança, manutenção do equipamento e treinamento – afirmou Bastos.

Moradora do Maracanã, a estudante Isadora Costa aprovou o uso do drone.

– Me sinto ainda mais segura – disse Isadora.

Sair da versão mobile