As Forças Democráticas da Síria – que fazem oposição ao governo de Bashar al-Assad -, apoiadas pelos EUA, estão em confronto com o exército sírio ao leste do rio Eufrates, nas áreas que as forças curdas capturaram do Estado Islâmico no ano passado. Neste domingo (29) expulsaram as tropas do governo sírio das áreas ricas em petróleo não muito longe da fronteira com o Iraque.
Como as tropas apoiadas pelos Estados Unidos, eles lançaram uma contra-ofensiva contra as forças sírias, dizendo que as últimas foram forçadas a sair “para longe” dos territórios que capturaram.
No início do dia, a Reuters informou, citando uma fonte militar, que as forças armadas da Síria capturaram várias aldeias localizadas a leste do rio Eufrates, das forças democráticas sírias, predominantemente curdas e apoiadas pelos EUA.
Os confrontos entre o exército sírio e as forças de oposição apoiadas pelos EUA ocorreram perto da fronteira iraquiana, em áreas controladas pelo país.
Anteriormente, o exército sírio havia se abstido de uma ofensiva militar contra as forças curdas, concentrando-se em sua campanha contra os militantes do E.I.