Mundo em brasa
Organização Meteorológica confirma 2024 como ano mais quente
Publicado
emA Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou que 2024 foi o ano mais quente já registrado, com a temperatura média global superando em 1,55 °C os níveis pré-industriais.
Este é o primeiro ano em que a temperatura média global excede o limite de 1,5 °C estabelecido pelo Acordo de Paris, que visa conter o aquecimento global e evitar consequências climáticas mais severas.
O aumento das temperaturas em 2024 resultou em fenômenos climáticos extremos mais frequentes e intensos, como ondas de calor, incêndios florestais e inundações, afetando diversas regiões do mundo.
A OMM destacou que os últimos dez anos foram os mais quentes já registrados, evidenciando uma tendência contínua de aquecimento global.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, enfatizou a necessidade urgente de ações climáticas inovadoras em 2025 para enfrentar as temperaturas recordes observadas em 2024.
Ele alertou que, embora períodos atemporais possam ultrapassar o limite de 1,5 °C, isso não significa que a meta de longo prazo foi atingida, mas sim que é preciso intensificar os esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e estabilizar o clima.