A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, regida pelo maestro Claudio Cohen, apresenta nesta terça-feira (12) concerto tcheco-austríaco, no Santuário Dom Bosco, na 702 Sul, a partir das 19h30. O programa terá peças dos compositores Franz Schubert, Gustav Mahler, Carl Stamitz e Bedřich Smetana, além de um tango do argentino Astor Piazzolla. A entrada é gratuita e por ordem de chegada.
O destaque da noite ficará a cargo da solista tcheca de viola Jitka Hosprová, nas peças Concerto para Viola e Orquestra, de Carl Stamitz, e Le Grand Tango, de Piazolla. Formada pela Academia de Artes Musicais em Praga, sob orientação de Jan Peruška — especialista no instrumento — e do violista italiano Luigi A. Biancchi, Jitka Hosprová colabora com diversos grupos internacionais de prestígio, como a Orquestra da Rádio de Viena, a Filarmônica da Bélgica, a Filarmônica Nacional Tcheca, a Orquestra Sinfônica de Praga e a Orquestra de Câmara Francesa.
O concerto será aberto pelo Octeto Schubert, formado pelos instrumentistas Marcos Cohen, clarineta; Radan Slivensky, fagote; Ellyas Lucas, trompa; Kathia Pinheiro e Drime Ribeiro, violinos; Márcio da Costa, viola de orquestra; Norma Lilian, violoncelo; e Alejandro Orellana, contrabaixo.
Concerto da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
Terça-feira, 12 de maio de 2015, às 19h30
Local: Santuário Dom Bosco, 702 Sul
Entrada gratuita – por ordem de chegada
Informações: 3325-6232 e 3325-6171Programa
O Octeto, de Franz Schubert (solista Octeto Schubert)
Adagietto da Sinfonia n.º 5, de Gustav Mahler
Concerto para Viola e Orquestra, de Carl Stamitz (solista Jitka Hosprová)
Le Grand Tango, de Astor Piazzolla (solista Jitka Hosprová)
O Moldávia, de Bedřich Smetana