A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro retoma nesta terça-feira (10) a rotina de apresentações, com homenagem ao sacerdote italiano e padroeiro de Brasília, Dom Bosco. O show é gratuito e ocorre às 20h no santuário, na 702 Sul.
De acordo com o maestro titular da orquestra, Claudio Cohen, cinco concertos da série já foram confirmados. “Nossa intenção é estimular a tradição de concertos em igrejas, algo comum na Europa.”
Para iniciar o ciclo, Cohen selecionou o Concerto de Brandemburgo nº 3 e a Suíte Orquestral nº 2 em Si Menor, de Johann Sebastian Bach. A Sinfonia nº 5, de Franz Schubert, completa o programa. Segundo o maestro, as peças escolhidas são interpretadas por sinfônicas de menor porte, que se adaptam bem a igrejas, e têm uma sonoridade que se aproxima da música sacra.
Durante o ano de 2015, a orquestra fará ensaios e concertos em um novo espaço, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, no Eixo Monumental. Além de celebrar o bicentenário de Dom Bosco, a orquestra também deve promover a 5ª edição do Festival de Ópera de Brasília e projetos itinerantes em regiões administrativas, parques, hospitais e escolas ao longo do ano.