Até agora, Kiev está falhando em todas as direções de sua contra ofensiva para expulsar as tropas russas que invadiram uma grande parte do país. A afirmação foi feita nesta terça, 13, pelo presidente da Rússia Vladimir Putin, em entrevista a correspondentes estrangeiros. “As amas entregues (à Ucrânia) pela Otan não levaram a nada. Os militares ucranianos sofreram pesadas baixas”, enfatizou.
Segundo Putin, “o inimigo não teve sucesso em nenhuma das direções. Eles atacam em quatro frentes, mas não vencem nossas barreiras. Perderam mais de 160 tanques [durante sua contra ofensiva], enquanto nós perdemos 54. Alguns deles podem ser recuperados e voltar à zona de batalha”, frisou.
Pelos cálculos do líder russo, as perdas da Ucrânia chegam a 25-30% do volume de equipamentos entregues pela Otan (aí incluídos armamentos pesados dos Estados Unidos). “A ofensiva de Kiev está acontecendo, mas o resultado é esse”, pontuou. Além dos tanques, sublinhou Putin, “eles perderam 360 veículos blindados. E é só o começo”.
O presidente russo observou que, com Kiev importando todas as suas armas e equipamentos de países estrangeiros, a indústria de defesa da Ucrânia logo deixará de existir, já que não está produzindo nada. “O que eles estão produzindo? Eles estão importando munição, equipamentos, armas, tudo. Portanto, não se pode viver e durar muito. É por isso que a questão relacionada à desmilitarização está em uma dimensão muito prática”, destacou Putin.