O ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha (PT) participou, neste sábado, do lançamento oficial da “Caravana Horizonte Paulista”, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. O movimento pretende levar o virtual candidato petista ao governo paulista para diversos pontos do Estado antes de iniciar a campanha eleitoral.
No evento de hoje, Padilha recebeu o apoio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, apontado como um dos mentores da escolha do nome do ex-ministro para tentar desbancar a hegemonia tucana no principal Estado brasileiro.
Em entrevista ao jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, Lula falou sobre as qualidades de seu escolhido para a disputa eleitoral. “O Padilha não está sendo lançado candidato a governador apenas por causa do programa Mais Médicos, o Padilha está sendo lançado candidato a governador porque nós achamos que ele é um quadro altamente qualificado para governar o Estado mais importante da Federação”, disse Lula, se apoiando no programa federal que trouxe médicos cubanos para suprir a carência de atendimento médico nas regiões mais pobres do País.
Lula aproveitou para falar sobre seus outros dois apadrinhados: a presidente Dilma Rousseff e o prefeito de São Paulo Fernando Haddad. O ex-presidente falou sobre o trabalho de conciliar as eleições presidenciais e do governo de São Paulo e ressaltou que Haddad vai dar a volta por cima após enfrentar um ano conturbado na capital paulista.
“Não adianta julgá-lo apenas por um ano de crise, nós temos que julgá-lo pelos quatro anos de mandato. E o Haddad vai fazer muita coisa, como a Dilma tem feito pelo Brasil. Acho que se engana quem subestima o povo: ele sabe separar as coisas, o processo no Supremo e a disputa eleitoral”, completou o ex-presidente, falando sobre o reflexo do julgamento do mensalão nas urnas.
Ao que tudo indica, essa é a primeira de muitas aparições de Lula ao lado de Padilha. Assim como fez com Dilma e Haddad, o primeiro presidente eleito pelo PT deverá continuar ditando o tom das campanhas do partido em 2014.