Curta nossa página


Maior do mundo

Palácio Aigai, onde Alexandre foi coroado, reabre as portas

Publicado

Autor/Imagem:
Mary Manley/Via Sputniknews - Foto Reprodução

Na sexta-feira, 5, o Palácio de Aigai, com 2.300 anos, no norte da Grécia, foi totalmente reaberto ao público. A sua reintrodução ao mundo faz parte de uma renovação de 16 anos que custou mais de 20 milhões de euros (120 milhões de reais) e incluiu apoio financeiro da União Europeia.

A imponente estrutura ocupa uma área de aproximadamente 15.000 metros quadrados e é o maior edifício já visto na antiguidade clássica. Foi apelidado por um acadêmico de “Partenon da Macedônia”, já que o Partenon cabia dentro dele três vezes.

“Depois de muitos anos de trabalho árduo, podemos revelar o palácio… O que estamos fazendo hoje é um evento de importância global”, disse o primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, durante o evento de inauguração.

O palácio “tem um carácter cultural e nacional, porque confirma a identidade grega da Macedónia ao longo dos séculos”, acrescentou Mitsotakis.

Construído há mais de 2.300 anos, durante o reinado de Filipe II, que transformou a Macedónia numa potência militar dominante, o palácio foi onde Alexandre, o Grande, foi coroado rei aos 20 anos de idade, depois de um rival político ter assassinado o seu pai em 336 aC. Dois anos depois, Alexandre iniciaria sua conquista no Oriente, que o levou até o atual Afeganistão.

O palácio apresenta um propileno monumental (entrada do templo), um mega peristilo (com 16 colunas dóricas de cada lado e que poderia acomodar 8.000 pessoas), uma cúpula, uma biblioteca e um peristilo ocidental “menor” que servia para usos auxiliares.

Infelizmente, este impressionante pedaço de história foi destruído pelos romanos em 148 aC. Mas as escavações para desenterrar o local começaram em 1865 e continuaram até o século XX. O projeto de restauração arrancou então em 2007 com a assistência da União Europeia – com um investimento que deverá ajudar a aumentar as receitas turísticas da Grécia.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.