Curta nossa página


Palácio do Buriti garante segurança para quem for defender o impeachment

Publicado

Autor/Imagem:


Marta Nobre, com Agências

O Palácio do Buriti descartou nesta sexta-feira, 11, qualquer risco de violência ou confronto durante a manifestação contra a presidente Dilma Rousseff, programada para o domingo, 13, na Esplanada dos Ministérios. Grupos favoráveis ao governo, capitaneados pelo PT, estão proibidos de se aproximar do local, segundo decisão anunciada pela Secretaria de Segurança Pública e Paz Social.

Uma operação especial foi preparada pelo Governo de Brasília para garantir a segurança e a tranquilidade dos brasilienses durante as manifestações. Haverá mudanças no trânsito e reforço no policiamento.

A concentração dos grupos será às 8 horas, em frente à Praça do Museu da República. O objetivo é seguir em direção ao gramado do Congresso Nacional.

A movimentação na área central da cidade será acompanhada pelo Centro de Comando e Controle Regional, na Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Assim, dirigentes da pasta, das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Departamento de Trânsito, entre outros órgãos, poderão tomar decisões em tempo real e de forma integrada sobre as ocorrências relativas aos protestos. O centro de comando abrirá às 7 horas de domingo e funcionará até a dispersão dos manifestantes.

PT bem longe – Na terça-feira (8), o Partido dos Trabalhadores entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública para comunicar uma manifestação na Torre de TV, no mesmo domingo, a partir das 8 horas.

Porém, por se tratar de horário coincidente e local próximo ao do protesto agendado anteriormente pelos manifestantes que defendem o impeachment, o partido foi notificado, por meio de ofício, sobre a ilegalidade do movimento.

A orientação da secretaria segue o artigo 5º, inciso XVI, da Constituição Federal, que determina: “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.

Além disso, a PM fará revistas pessoais com detectores de metais nos pontos de acesso e em trechos do trajeto. Os participantes dos eventos não deverão portar objetos de vidro cortantes, fogos de artifício, hastes para bandeiras e máscaras. Quem identificar pessoas desrespeitando essa orientações poderá avisar o policial militar mais próximo.

Os profissionais da imprensa que forem cobrir as manifestações precisam estar identificados com crachás e coletes.

Trânsito – A Esplanada dos Ministérios ficará interditada a partir da zero hora de domingo. O trânsito ficará fechado para veículos desde a alça oeste da Rodoviária do Plano Piloto até o Balão do Presidente, no acesso à L4 Sul, próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros. O mesmo vale para o sentido inverso. Também serão bloqueados os Eixos Norte e Sul (Eixão do Lazer), como ocorre em todos os domingos e feriados. Como alternativa, os motoristas poderão circular pelas vias N2 e S2, que ficam atrás dos ministérios.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Copyright ® 1999-2024 Notibras. Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.