O projeto Palco Aberto apresenta no dia 12 de novembro acrobacias aéreas circenses, na Feira da Torre de TV. A iniciativa, que sempre acontece um domingo por mês, continuará até março de 2024 com o patrocínio da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Idealizado pelo Coletivo Ambidestro, o projeto segue buscando por palhaços, malabaristas, acrobatas e músicos que queiram fazer parte das apresentações. Os artistas selecionados receberão suporte e estrutura para as exibições. Os interessados devem se inscrever pelo formulário: Inscreva-se Palco Aberto, até 10 dias antes das apresentações para participar do evento.
Será disponibilizada uma ajuda de custo para artistas e mestres de cerimônia selecionados. O Palco Aberto prioriza números curtos, de 1 até 5 minutos.
A programação inclui apresentações musicais em algumas edições. O espetáculo, desta edição de 12 de novembro, contará com a apresentação da atriz e palhaça, Lele Marins e a banda escolhida para o encerramento é a Coco Dubem, uma banda de Coco que promove a cultura afro-indígenas no Distrito Federal.
De acordo com o Presidente do Coletivo Ambidestro, Luan Haickel Araújo, o projeto, que já está na sua 58ª edição, consegue abranger mais modalidades, como os aéreos, por conta das parcerias conquistadas nesse período.
“São mais de 10 anos de história apoiando e contribuindo para a cena circense de Brasília. Nesta trajetória criamos uma forte rede de parceiros que amplia muito as nossas possibilidades. Nesta próxima edição, por exemplo, contaremos com uma estrutura móvel para aéreos do Lucas Lírio, um dos artistas que se apresentará, e que, também, é um parceiro de longa data do Coletivo Ambidestro”, enfatiza.
Com patrocínio da Funarte, através do Chamamento Público Município Amigo do Circo 2022 publicado pelo Ministério da Cultura, o Palco Aberto vem sendo um importante espaço para os artistas circenses. O projeto é idealizado pelo Coletivo Ambidestro que atua há mais de 10 anos para difundir a cultura de circo pelo país e que foi uma das 5 entidades contempladas pelo chamamento, que escolheu uma entidade por região.