Paulistão
Palmeiras vence Santos e supera primeiro ‘teste de verdade’
Publicado
emO Palmeiras superou seu primeiro grande teste no Campeonato Paulista. Depois de vencer apenas adversários medianos nas quatro primeiras rodadas (Bragantino, Red Bull Brasil, Botafogo e Santo André), a equipe de Roger Machado ganhou seu primeiro clássico, diante do Santos, na tarde deste domingo, no Allianz Parque, por 2 a 1. Os gols foram marcados pelo zagueiro Antonio Carlos e pelo colombiano Miguel Borja; Renato descontou.
Diante de um rival organizado, a equipe alviverde correu poucos riscos e continua invicto com 100% de aproveitamento na liderança absoluta do Grupo C. A partida recebeu o melhor público do Allianz Parque na temporada, com mais de 37 mil ingressos vendidos.
No reencontro de Lucas Lima com o Santos, em seu primeiro clássico pelo Palmeiras, o meio-campista teve boa atuação e participou do lance do primeiro gol, após cobrança de escanteio. Com personalidade, conduziu o Palmeiras como se vestisse a camisa 10 há anos.
O início do Palmeiras foi avassalador. Aos 2 minutos, na segunda cobrança de escanteio, o zagueiro Antonio Carlos ganhou de David Braz, cabeceou bem e fez o primeiro gol. Quatro minutos depois, Lucas Lima cobrou falta direto para o gol e acertou a trave.
Os erros de passe do Palmeiras, principalmente na saída de bola, recolocaram o Santos na partida. Com um jogo simples, movimentação dos meias e passes corretos, o time conseguiu manter a posse de bola, saiu das cordas em que se encontrava no início do jogo e conseguiu boas chances. Sempre na bola parada. Mesmo com 1,73m, o atacante Eduardo Sasha ganhou dos zagueiros e exigiu grande defesa de Jailson. O goleiro justificou o fato de ter um dos aplaudidos pela torcida no início da partida.
Sem a velocidade e o dinamismo dos primeiros minutos, o Palmeiras teve dificuldade para manter o ritmo forte. O ritmo caiu. O Santos encontrou um jeito de bloquear os avanços de Marcos Rocha pela direita e as chances de gol rarearam. Depois da blitz inicial, com um gol e uma bola na trave, o Palmeiras só conseguiu finalizar com perigo com Borja, perto dos 40 minutos.
O segundo tempo começou exatamente como o primeiro: o Palmeiras inflamado diante de um Santos perdido e de olhos arregalados. Aos 4 minutos, em uma jogada toda sua, Miguel Borja finalizou de fora da área e fez 2 a 0, colocando o ímpeto palmeirense estampado no placar. Foi seu segundo gol no torneio.
A exemplo do que havia acontecido no início do jogo, o Santos demora para se levantar. Perto dos 20 minutos, o lateral Daniel Guedes cobra escanteio, Renato desvia e Marcos Rocha afasta. Mesmo com a bola saindo pela linha de fundo, o lance continua, e Guedes cruza de novo. Renato desvia de cabeça e diminui o placar: 2 a 1.
O Santos se entusiasmou para buscar o ataque. Novamente, o caminho eram as bolas cruzadas na área. Pela primeira vez no jogo, o estádio viveu momentos de tensão, principalmente nos escanteios. O Palmeiras conseguiu manter o controle do jogo graças às inúmeras opções no banco. Entraram Keno, Bruno Henrique e, aos 40 minutos, Gustavo Scarpa fez sua estreia. O Palmeiras continua 100%, enquanto o Santos estacionou nos sete pontos na liderança do Grupo D do Paulistão.