Labirinto da Covid
Pandemia ameaça Schengen, acordo europeu de ir e vir
Publicado
emO presidente francês Emmanuel Macron advertiu seus colegas europeus sobre os riscos de a pandemia de coronavírus sepultar o tratado de Schengen. Trata-se do acordo firmado entre os líderes do continente que permite a liberdade de ir e vir dos cidadãos além-fronteiras.
o Tratado de Schengen foi firmado na década de 70 do século passado e engloba mais de 30 países da União Européia. Durante uma videoconferência com os mandatários da Europa, Macron deixou claro que se não houver uma ação conjunta dos países o isolamento entre nações será cada vez mais crescente.
O líder da França advertiu que os projetos fundamentais do bloco, incluindo a zona sem fronteira, podem estar em perigo se as nações não mostrarem solidariedade durante a crise que se avoluma a cada dia.
“O que está em jogo é a sobrevivência do projeto europeu”, disse Macron. “O risco que estamos enfrentando é a morte de Schengen”. Ele defendeu uma nova e forte iniciativa contra a Covid-19, capaz de acabar de vez com a pandemia.
“Há meio milhão de infectados em todo o mundo; os países contam milhares de mortes e a Europa não está imune ao problema”, enfatizou Macron, citando dados oficiais da Organização Mundial de Saúde.