Colapso na economia
‘Pandemia é como se meteoro atingisse o Brasil’
Publicado
emO ministro da Economia, Paulo Guedes, está atordoado com a pandemia da Covid-19. Ele vê um quadro catastrófico pela frente e comparou as consequências da pandemia na economia brasileira à queda de um meteoro sobre o país. O impacto no sistema produtivo e financeiro, disse, será imensurável.
O ministro avalia que a tramitação das reformas estruturantes, como a tributária e o pacto federativo, já estava acertada com o Legislativo e que a expectativa era de que o trimestre na economia fosse “excepcional”, “quando chegou o coronavírus”. Agora, admitiu, todas as previsões começam a dar água.
“Nós fomos atingidos por um meteoro. Isso que aconteceu é um meteoro. Mas nós sabemos sair da formação. Vamos combater o meteoro. E, no ano seguinte, estamos de volta para o trilho das reformas estruturantes de novo. Aliás, nesse ano mesmo. Vamos retomar as estruturantes este ano mesmo”, declarou.
Ainda segundo Guedes, o Brasil vai enfrentar um dos piores momentos da sua história. “Não sabemos da amplitude dessa bomba genética que cai sobre nós”, afirmou, mas manteve um tom otimista, garantindo que o Brasil vai “saber fazer a coisa certa”.