Lar Jorge Cauhy
Panela de Expressão marca data PcD com a peça O Defunto
Publicado
emO coletivo Panela de Expressão apresentará nesta quinta, 21, no Lar Jorge Cauhy, no Núcleo Bandeirante, uma leitura dramática para a comunidade local. A atividade é uma ação complementar do Projeto O Defunto e terá início às 15 horas.
O Lar Jorge Cauhy é uma morada para idosos que presta serviços de atendimento na área de saúde e no desenvolvimento de atividades socioculturais. Dentre o público atendido pela instituição há pessoas com deficiências como transtornos ligados à demência, deficiências múltiplas e pessoas com mobilidade reduzida.
“A leitura dramática é uma atividade viva, colorida, uma leitura com as intenções das personagens”, explica Cláudia Theo, coordenadora do Projeto O Defunto, atriz e tradutora da peça Le Defunt do francês René de Obaldia. Segundo ela, uma parte importante do projeto é possibilitar a inclusão cultural dessas pessoas por meio da apresentação de leituras de textos teatrais.
PCD no Brasil
O Estatuto da Pessoa com Deficiência define PCD como aquelas que têm limitação e/ou impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, que afeta sua participação na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.
Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, com base na Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) de 2022 o Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência. Esse número representa 8,9% de toda a população brasileira a partir de 2 anos de idade.
O Defunto
O projeto cultural objetiva realizar uma montagem inédita da peça teatral Le Defunt obra do dramaturgo francês René de Obaldia. A iniciativa é da Panela de Expressão, coletivo de artistas e profissionais da economia criativa do DF que se agrupam para realizar um projeto cultural.
Como ação complementar, o projeto realiza leituras dramáticas junto a grupos de vulnerabilidade e em escolas públicas.
As apresentações do espetáculo teatral O Defunto serão gratuitas e acontecerão no Espaço Cultural Pé Direito, localizado na Vila Telebrasília, em novembro.