A capital da República foi tomada neste domingo 14 por passeatas em defesa dos direitos dos gays. As paradas foram realizadas em Taguatinga e Planaltina – os dois extremos do Distrito Federal.
A palavra de orem foi a luta contra o preconceito, pelos direitos iguais de ser e de amar na na 3ª edição da Parada do Orgulho LGBT de Planaltina e na nona edição da tradicional festa de Taguatinga.
Em Planaltina, a terceira edição mostrou a força da comunidade LGBT na cidade. Manifestações, atrações culturais e projetos sociais rechearam o evento colorido. Além de se sentir livre e respeitada no dia, a comunidade LGBT pode conferir shows da cantora paraense Gaby Amarantos e ainda o lançamento da banda Filhas de Padylha.
O grupo de percussão formado por 12 garotas de programa, em situação de risco, mostrou que, ali, os direitos são de fato iguais, para todos.
“O preconceito ainda é muito forte, principalmente nas regiões administrativas, como Planaltina. Não queremos ser engolidos, queremos ser amados, respeitados. Somos pessoas normais, que trabalham e amam como qualquer outro. É fundamental um evento como esse, que dá voz para todos” , defendeu a empresária Laura Bittencur, que desfilou e ainda protestou na parada.