O Paraná Clube não conseguiu aproveitar um homem a mais em campo e o fator casa e ficou neste terça-feira no empate sem gols diante do Ceará, na Vila Capanema, chegando aos 30 pontos na Série B do Campeonato Brasileiro, ainda fora do grupo dos dez primeiros colocados, emperrando sua reação. O time cearense, por sua vez, chegou aos 39 pontos e vê em risco seu lugar no G-4.
A partida começou com muita marcação, com as equipes mostrando muita disposição na disputa das jogadas. Aos quatro minutos, Anderson Rosa desviou de cabeça na área e a bola foi direto pela linha de fundo. Aos poucos o time cearense se soltava em campo e, aos nove minutos, Bill encontrou espaço para chutar cruzado, fácil para o goleiro Marcos. O atacante tentou mais uma, de cabeça, aos 12 minutos, mas sem direção.
As equipes erravam muitos passes e deixavam o jogo não muito agradável de assistir. Aos 15 minutos, Tiago Alves deixou a defesa alvinegra para trás e chutou forte, completamente sem direção. Aos 19 minutos, Felipe Amorim cruzou com na medida para Nikão, que finalizou em cima da defesa. Aos 25 minutos, confusão entre Henrique Santos e Alex Lima, que acertou um chute na perna do adversário. Acalmado os ânimos, o árbitro deu amarelo para o cearense.
Fechado, o Ceará esperava para jogar no contra-ataque, mas começava a dar espaço para as chegadas paranistas. Aos 31 minutos, Lucas Otávio mandou a bomba de fora da área, com perigo para o gol de Luís Carlos. Aos 39 minutos, a melhor oportunidade nos 45 minutos iniciais. Ricardinho cobrou falta e Marcos foi buscar para ceder escanteio.
Para a etapa final, os dois times retornaram sem alterações. O panorama do jogo seguia o mesmo, com muita marcação e poucas finalizações. Aos oito minutos, Ricardinho lançou Alex, mas o jogador alvinegro entrava na zaga em impedimento. O Ceará cresceu de produção e, aos 14 minutos, Ricardinho cobrou escanteio para Felipe Amorim pegar de primeira e carimbar a trave.
Precisando do resultado em casa, o técnico Ricardinho colocou o meia Júlio César e o lateral Ricardinho, seu xará, para tentar melhorar a movimentação do Tricolor da Vila. Aos 26 minutos, Júlio Cear arriscou de longe e isolou a bola. Aos 28 minutos, Ricardinho, do Ceará, recebeu o segundo cartão amarelo e foi mais cedo para o chuveiro.
publicidade
Com um a mais em campo, o Paraná teria cerca de 20 minutos pela frente para tentar aproveitar a vantagem e furar a marcação cearense, que se fechou ainda mais. Aos 36 minutos, Tiago Alves acertou um belo voleio e Luís Carlos salvou. Um minuto depois, novo chute de Tiago Alves para mais uma defesa do goleiro. Os donos da casa não mostravam forças para passar pelo ferrolho e tiveram que se contentar com um ponto.
Na próxima rodada, o Paraná Clube encara o Boa Esporte, sábado, no Estádio Dilzon Melo, em Varginha. Já o Ceará volta a campo na sexta-feira, quando recebe o Avaí, no Estádio Castelão, em Fortaleza.