Ginásios, “pokestops” e criaturas do jogo Pokémon Go foram retirados do Parque da Paz de Hiroshima, no Japão, que presta homenagem às vítimas da bomba atômica que devastou a localidade. O ataque completa 71 anos neste sábado (6).
As autoridades da cidade japonesa haviam pedido na semana passada à Niantic, parceira da Nintendo e da Pokémon Company na criação do jogo, que removesse os itens do aplicativo do marco zero do primeiro ataque nuclear da história. As paradas e ginásios estavam atraindo um elevando número de jogadores, algo considerado inadequado para o lugar.
“Estamos muito agradecidos”, disse um membro do governo local em entrevista à agência Kyodo, que revelou que a divisão japonesa da Niantic informou sobre a mudança.
As autoridades haviam pedido que a remoção fosse feita antes deste sábado, quando cerca de 50 mil pessoas participaram de uma cerimônia no Parque da Paz em memória do ataque nuclear.
Cerca de 30 localizações do parque apareciam destacadas no jogo como “pokestops” e outras três como ginásios, entre elas o Genbaku Domu –a cúpula que ficou de pé após a tragédia e que foi preservada como símbolo da devastação atômica.