Uma ONG americana desenvolveu um tipo de sandália infantil de tamanho ajustável para calçar crianças vivendo em situações de pobreza. Entre o primeiro e os seis anos de idade, o pé de uma criança pode mudar de tamanho em poucos meses, o que torna difícil para famílias de baixa renda e orfanatos manterem a criança adequadamente calçada.
Os “sapatos que crescem” podem ser ajustados cinco vezes e foram projetados para durar em torno de cinco anos. O idealizador do calçado – uma sandália com sola de borracha robusta e parte superior em couro – é o pastor Kenton Lee, da cidadezinha de Nampa, em Idaho, nos Estados Unidos.
Lee, de 30 anos, é também o fundador e diretor-executivo da ONG Because International, que distribui os sapatos.
Falando à BBC, Lee contou que depois de terminar a faculdade viajou para Nairóbi, no Quênia. Lá, foi morar e trabalhar em um orfanato.
“Um dia, estava com as crianças e vi uma menina com sapatos que eram pequenos demais. Ela tinha feito uma abertura na ponta dos calçados, para abrir espaço para os dedos. Naquele dia, tive uma ideia: e se pudéssemos criar um sapato que se ajustasse, que aumentasse de tamanho?”
Ele explicou que a ideia inicial partiu dele, mas muitas pessoas contribuíram para que se concretizasse. Fivelas e uma tira permitem que o calçado se expanda para acomodar o pé da criança à medida que ele cresce.
“Criamos um design muito simples e funcional. As próprias crianças podem ajustar o calçado para ter conforto e proteção.” A sandália é fabricada em dois tamanhos, explicou Lee.
“Provavelmente, vamos fabricar tamanhos maiores, mas no momento temos o pequeno e o grande. O menor serve para crianças do jardim da infância até a quarta ou quinta séries. O maior vai dali até a nona série.”
Lee contou que o objetivo central da iniciativa era ajudar crianças em todo o mundo que precisam desesperadamente de sapatos. Funciona assim: os interessados em doar os calçados podem visitar o site da Because International e fazer sua contribuição. Uma doação de US$ 10 compra um par.
“Qualquer pessoa pode ir ao nosso site e ajudar crianças em todo o mundo a terem um par de sapatos”, disse.
No entanto, o calçado que cresce está fazendo tanto sucesso que Lee considera expandir o projeto.
“Recentemente, fomos contactados por muitas pessoas interessadas no projeto, gente da Grã-Bretanha, dos Estados Unidos… então, talvez criemos um programa para que os sapatos sejam comercializados.”
Ele avisa que são definitivamente calçados para climas quentes. “Esperamos poder melhorá-los cada vez mais, mas estamos muito felizes com o que temos nesse momento.”